Rhinoceros + Design de Joias = Sucesso
Nuria Parrado é um case de sucesso da combinação Rhinoceros x Design de Joias.
Combinando criatividade e inovação, a designer de joias utiliza o software 3D Rhinoceros para criar joias engenhosas e arrojadas. E, por usar as tecnologias em suas joias criativas, foi vencedora do II Concurso Madrid Joyas Designers, entre outros que venceu ou foi finalista.
Conheci o trabalho de Nuria na época em que eu era editora da Revista Joias & Design. Além de designer e autora de joias, a espanhola Nuria também é professora de desenho e ilustração manual. E o que mais me chamou a atenção foi o design inovador e a casualidade de suas peças.
Fiz duas matérias sobre as joias de Nuria, sendo que a primeira destacava a utilização da modelagem 3D e da prototipagem rápida, pois o encaixe perfeito era imprescindível em seus anéis divertidos, criativos e funcionais.
A coleção de anéis, chamada “Crisis Rings”, era basicamente de prata e resina colorida.
Os anéis têm duas partes: a parte externa em prata e a interna em resina colorida. Ele pode ser usado só ou em conjunto.
Essa coleção foi criada em tempos de crise e tinha o intuito de democratizar o uso das joias, ou seja, a coleção foi feita para o público jovem de baixo poder aquisitivo.
Depois de um tempo, com a mesma linha de design, Nuria desenvolveu uma nova coleção chamada “Alma”.
Todavia, esta nova coleção foi totalmente desenhada e aperfeiçoada com materiais mais nobres e cravações, sempre utilizando as tecnologias de modelagem e impressão 3D.
Esse detalhe importante do uso da tecnologia rendeu à ela o prêmio de 1º lugar do II Concurso Madrid Joya Designers.
As joias e o sucesso de Nuria retratam claramente o que é possível de ser feito quando design, ourivesaria, criatividade e tecnologias 3D trabalham juntas.
Com seu olhar apurado e visionário, Nuria há alguns anos atrás já visualizava a tendência dos coloridos nas joias, como os anéis coloridos de resina opaca ou transparente da Coleção Crisis Rings.
Assim como já antevia a super tendência de joias versáteis, ou seja, que podem ser usadas de várias maneiras diferentes. Como exemplo o anel Golden Spiral, que pode ser usado de duas formas.
E essas coleções são mais antigas, de 2013 a 2014. As coleções mais recentes também estão cheias de criatividade e inovação. Quem quiser conhecer mais o trabalho dela pode ir até o site www.nuriaparrado.com.
MAS ANTES…, continue comigo pois a ideia aqui é fazermos uma análise juntos. O que a levou ao sucesso e à conquista do prêmio?
Vou escrever aqui os fatores que acho mais relevantes e peço que você comente se concorda ou não e se encontrou outros fatores interessantes, ok? No final do post tem um campo exclusivo de comentários.
Fator 1 - Usar e Estimular sua Criatividade
Há um tempo atrás fiz um post aqui no blog sobre Criatividade. Inclusive começo dizendo que muitas pessoas tem a criatividade nata, vem de dentro. Parece que tudo que elas fazem expressa talento. Definitivamente não faço parte desse grupo, rsrs.
Entretanto, também falei que a criatividade pode ser aprendida e exercitada. Acima de tudo, neste post, explico 5 formas de exercitar nossa criatividade.
No caso de Nuria, a criatividade é um fator de sucesso extremamente importante. Ela utiliza muito o recurso de referências para motivação e inspiração. Um bom exemplo é o estudo dos desenhos e formas de mosteiros e mesquitas, até formas de máquinas da época da revolução industrial atraem sua atenção.
Em nossa entrevista, pude perceber que ela também tem uma visão bem aberta e ampla, sobre o uso de materiais, cortes e técnicas, além de Arte e Tecnologia, principalmente por ter estudado Desenho Industrial e Artes Plásticas.
Concluindo, mesmo com seu talento nato, Nuria estimula sua criatividade o tempo todo e aplica suas ideias, trabalha nelas desenvolvendo e aperfeiçoando, com um olhar atento às possibilidades.
Fator 2 - Definir e Conhecer seu Público alvo
Os ourives, designers e autores de joias, sejam iniciantes ou mais experientes, precisam definir um público-alvo para suas criações.
Em questões de mercado, definir esse público é traçar uma linha de trabalho e um planejamento específico para criar, produzir e vender suas joias.
Conhecendo as necessidades e desejos do seu público todas as suas ações estratégicas, desde a concepção da joia até o marketing, são direcionadas.
E, quanto mais específico você for ao definir o seu público, melhor. Afinal, quem quer falar com todo mundo acaba não falando com ninguém.
Podemos ver que Nuria está bem atenta ao público alvo dela. De forma geral, é um público jovem que gosta de joias inovadoras e diferentes.
Porém, ela percebeu que ainda havia como segmentar ainda mais esse público, separando os que tem baixo poder aquisitivo e os que tem maior poder aquisitivo. Com o mesmo conceito de design, ela utilizou o recurso de aplicar materiais diferentes.
Dessa forma, conseguiu produzir joias coloridas e inovadoras com materiais mais baratos e acessíveis para o público que não poderia pagar mais caro, coleção Crisis Rings.
Depois disso, aplicou metais e gemas mais caras na Coleção “Alma” e entregou sofisticação e glamour para o público que desejava e tinha mais recursos.
Concluindo, Nuria conhece muito bem seu público alvo. Os desejos e as necessidades do público dela foram atendidos a partir de uma única ideia, um anel criativo e inovador.
Fator 3 - Utilizar as Tecnologias 3D
Eu sou suspeita para falar sobre a quantidade de vantagens que um ourives, um designer ou autor de joias tem quando usa as tecnologias 3D, seja a modelagem ou a prototipagem.
Por esse motivo, aqui abaixo, vou compartilhar com vocês o que Nuria me disse quando conversamos. Na ocasião, pedi à ela que me desse um depoimento sobre o uso do software Rhinoceros, segue o que ela respondeu:
“Trabalhando com o Rhinoceros, certamente, os designers de joias ganham em velocidade ao exibir suas idéias. Embora eu seja da “velha escola” e comecei a desenhando tudo à mão, quando uso um computador e o software Rhinoceros, na minha opinião, o trabalho é apreciado ainda mais.
Com ele, você pode visualizar rapidamente a sua ideia, sem contar a ferramenta de “órbita” que você pode examinar a peça de todos os ângulos. Você ainda tem a vantagem de calcular os pesos de sua peça em metais diferentes, o que lhe dá uma ideia do preço da joia, além de muitos outros recursos.
Do meu ponto de vista, tudo é positivo em termos de criação de protótipos e uso desses softwares. Velocidade, perfeição, precisão…
Modelagem e Impressão 3D são o futuro imediato da joia. A tecnologia de revolução para a nossa indústria.
Para o desenvolvimento da coleção ALMA era essencial uma perfeição da forma e a precisão do encaixe, que só um programa como o Rhinoceros fornece. Reconheço que sou perfeccionista e, para mim, a precisão de um computador é esmagadora.
Todas as etapas envolvidas na criação de joias à mão são simplificadas, em absoluto, com o Rhinoceros. Não há necessidade de ter que realizar o trabalho de bancada, utilizar maçarico e outras ferramentas.
Hoje, você pode projetar tudo no computador e ir diretamente para prototipagem e fundição. Sim, é verdade que, depois de analisar as peças, limar, lixar e polir pode ser necessário. Mas essa é a beleza, combinar novas tecnologias com o bom conhecimento de um joalheiro artesão.
Acho que quem renegar esse progresso se tornará obsoleto. Acho, ainda, que não é sensato negar a evidência de que a produção de joias não é o que era há alguns anos atrás.
A indústria de joias está em plena transformação e evolução e, devemos nos unir – artesanato e indústria de tecnologia – para prosperar.
O Rhinoceros certamente mudou a minha vida. Agora, fabricar minhas idéias é algo real, fácil, rápido e, ainda, consigo fazer peças perfeitas.
Este software permite-me experimentar, com espessuras e pesos para otimizar minha produção. Trabalho e desenho com o conforto de ter o controle total do resultado final de minhas criações. Eu sei que como vejo a joia na tela ela será, na realidade, quando for fabricada.
Depois de ter a experiência de usar a modelagem com o Rhinoceros acho que ninguém pode negar o grande avanço para o mundo da joalheria.
Convido todos os joalheiros para experimentar esta nova forma de fazer joias e tenho certeza que não haverá arrependimento”.
Nuria Parrado
Nuria é defensora de qualquer avanço e inovação técnica, desde que combinados com um acabamento artesanal de cada peça.
Depois dessa explanação de Nuria, reforço o convite: venha conhecer o Rhinoceros!
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muito interessante o post, também penso que a tecnologia combinada com o ofício são muito produtivos em vários aspectos.
vejo ainda uma certa resistência do design “diferente”, materiais alternativos, fora da caixinha.
apesar de ser um pouco lento o meu aprendizado com o rhino, gosto muito. as aulas tem me ensinado muito, cada vez que consigo faze-las incorporo uma nova ferrementa em meu conhecimento.
Oi, Paulo! Obrigada pelo comentário! Sim, assistir as aulas e praticar várias vezes a modelagem no Rhino é importante, assim vai ficando cada vez mais fácil. Quanto aos materiais diferentes acho que podem dar muito certo, por isso é necessário conhecer bem o público alvo.
Excelente post que reúne o talento à tecnologia, na criação e confecção de jóias. A história da fundição por cera perdida que remonta a milênios e às mais diversas culturas, possibilitava a criação artesanal da joia o que era um desafio à habilidade, mas com isso limitava a criação a poucos que tinham a habilidade nata, não permitindo aoss demais expressarem suas idéias e seus conceitos através da jóia pronta e acabada. O Desenho 3 D, a prototipagem, aliadas ao processo de fundição por cera perdida moderno, democratiza a criação e permite que novos conceitos e novas idéias se façam presentes na joalheira, quer de autor, quer industrial, vencendo os limites da mão e extravasando o limite do sonho.
Oi, Manoel! Concordo plenamente!! Obrigada pelo seu comentário. Grande abraço
Excelente artículo, gran artista e innovadora en el sector de joyeria.