Neste post vamos entender o que é modelagem digital ou modelagem 3D de joias e para que ela serve.
A modelagem digital 3D é a construção de um desenho ou modelo de três dimensões através de um software 3D, que utiliza modelos matemáticos de representação. O resultado desta construção é o que chamamos de malha tridimensional.
Quando falamos em 3D, a maioria das pessoas já associa aos filmes e desenhos animados que estão extremamente realistas nos últimos tempos. Entretanto, não é só para isso que a modelagem 3D é utilizada.
Objetivos e aplicações da modelagem 3D
1 – Representar um objeto de forma virtual, em aspectos técnicos ou visuais.
Podem ser apresentadas no formato de maquetes eletrônicas, plantas humanizadas, cortes em 3D), demonstração de produtos, como joias, animações, filmes, desenhos.
Em sua maioria, para representar esses objetos de forma mais realista são necessários alguns processos de aplicação de materiais, texturas, imagens, iluminação e ambientação.
Esse conjunto de aplicações gera uma imagem que simula condições reais, como se fosse uma foto (renderização).
2 – Viabilizar uma ideia ou projeto antes de produzir
Ao modelar uma joia, produto, objeto ou ambiente 3D podemos verificar a viabilidade desse projeto, simular utilização de materiais, cores, design. Podemos, ainda testar encaixes, tamanhos, estrutura, e por aí vai.
As possibilidades são infinitas. Qualquer ideia pode ser visualizada sem ter que ser produzida uma única peça ou protótipo.
3 – Gerar um arquivo específico para prototipagem
Depois de testar de diversas formas como citei no tópico anterior, ao decidir os detalhes podemos gerar um arquivo (na maioria, com extensão .stl) e enviar para impressoras 3D, CNCs e Laser.
Tendo, assim, um protótipo físico em mãos para uma prova final. Muitas dessas máquinas podem e são utilizadas para produção, tanto em pequena quanto em larga escala.
4 – Gerar um desenho técnico em 2D ou ficha técnica
As fichas técnicas de produtos são parte importante do processo de produção, principalmente daquelas peças que possuem vários processos. Com a modelagem 3D, essa etapa é simplificada e bem precisa.
Então, pensando na modelagem 3D como área de trabalho e de forma geral, podemos verificar que ela pode ser aplicada em várias áreas como:
1 – Design, Engenharia e Produção de qualquer tipo de Produto
2 – Arquitetura e Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica
3 – Cinema e Jogos
4 – Ilustrações
Softwares para Modelagem 3D
Hoje, existem uma grande quantidade de softwares para modelagem digital ou modelagem 3D, os mais usados são: 3DS Max, Blender, Sketchup, Maya, Cinema 4D, Zbrush e Rhinoceros.
Cada software tem suas particularidades, qualidades e “defeitos”, entretanto, dependendo da área de modelagem que você vai trabalhar, normalmente, tem um mais indicado e que pode atender suas expectativas.
Na área joalheira, eu recomendo fortemente o Rhinoceros porque utilizo este software há muitos anos e sei o grande potencial que ele tem.
O Rhino é o software mais utilizado para modelar joias em 3D, tem um excelente custo-benefício e uma curva de aprendizado pequena.
Quando falamos sobre prototipagem e impressão 3D, o Rhino também é o mais indicado, principalmente por sua precisão extrema.
Divulgar o potencial, as vantagens e recursos do Rhinoceros é o meu objetivo com esse blog. Inscreva-se na newsletter e receba os conteúdos antes de todo mundo.
Tenho certeza que você vai adorar!
Conheça também o curso Modelagem de Joias com Rhinoceros
This Post Has 6 Comments
Muito bom o artigo!
Obrigada, Joana!
Desejava ter um curso de design de joias como faço para ter?
Olá, Dina! Me chama no whatsApp (11) 99730-9283
Sensacional !!!
Obrigada, Eric!