O que é estereolitografia? E porque eu digo que essa tecnologia está revolucionando a joalheria?
A estereolitografia ou, simplesmente SLA, é a técnica mais antiga de manufatura aditiva (mais conhecida como impressão 3D). A tecnologia e o termo SLA foram criados em 1986, por Chuck Hull, fundador da empresa 3D Systems.
Em 1992, a 3D Systems criou o primeiro aparelho de SLA do mundo, que possibilitou a fabricação de peças complexas, camada por camada, em uma fração do tempo que normalmente levaria.
O processo de SLA funciona a partir de um laser que, ao ser direcionado a um tanque ou bandeja com resina líquida fotossensível, endurece a mesma criando a peça 3D desejada.
Esse direcionamento do laser se dá camada por camada, solidificando a resina através da fotopolimerização.
Existem mais duas variações de SLA, a SLA-LCD e a SLA-DLP. Se você quer conhecer melhor cada tecnologia clique aqui.
Mas como a SLA está revolucionando a joalheria?
As impressoras 3D SLA por sua capacidade de produzir peças de alta resolução e precisão, com detalhes finos e acabamento superficial suave, estão proporcionando diversas possibilidades para a indústria joalheira, como podemos ver abaixo:
1 - Rapidez para criar
Desenhar à mão, esculpir a peça piloto na cera ou direto na prata é um processo que pode levar dias. Já desenhar em um computador e imprimir a peça piloto em 3D pode demorar poucas horas.
2 - Possibilidade de testar e fazer alterações
Na joalheria é difícil criar do zero uma peça que não tenha ajustes e alterações, mesmo que pequenas. Com a impressão 3D podemos prototipar uma joia de forma rápida e verificar quais alterações são necessárias.
Questões como conforto, design, tamanho, detalhes e encaixes são perfeitamente analisadas com a peça impressa em 3D. Em poucas horas uma ideia de joia que estava na mente do designer pode ser materializada na mão do cliente.
3 - Design impossível de ser feito à mão
Modelar uma joia em um software 3D permite muitas outras opções que simplesmente não são possíveis quando se trabalha à mão.
Um joalheiro pode executar designs delicados, intrincados e inovadores sem representar riscos para a produção do modelo.
Por exemplo, se um designer de joias construísse uma peça com intrincados detalhes entrelaçados ou entalhados na peça, seria necessário soldar várias partes.
Com o desenho 3D e uma impressora 3D, essas partes da joias são unidas em um só sólido e são impressos diretamente em cera, sem necessidade de solda.
4 - Corte de gastos
O processo manual de criação de protótipos é caro. Principalmente quando ocorrem erros ou o cliente não fica satisfeito com o resultado final. Refazer tudo leva muito tempo e dinheiro.
Com o desenho 3D o cliente pode aprovar antes do protótipo ser impresso e, mesmo que haja correções, podem ser feitas rapidamente no software e reimpressas.
5 - Interação e comunicação entre fabricante e cliente
Descrever ou desenhar uma joia que o designer pensou pode ser mal interpretado pelo ourives ou fabricante. Com a modelagem 3D da joia e a peça impressa, qualquer dúvida pode ser sanada e facilmente alterada. Inclusive pode-se gerar o desenho técnico da joia.
Se for uma ideia do cliente, então, é pior ainda. Por não estar familiarizado com os termos de joalheria, o cliente pode ter uma dificuldade tremenda em explicar o que deseja.
Com um software 3D o joalheiro ou designer pode modelar a joia junto com o cliente, lado a lado. Podem trocar ideias e testar para, depois, imprimir e ajustar se for necessário.
6 - Estoque virtual
Cada joia criada pode ser salva em arquivo 3D, sem a necessidade de ser produzida e mantida em estoques físicos. Inúmeras variações da mesma peça podem ser criadas.
Coleções inteiras podem ser criadas em pouco tempo. Através da renderização podem ser divulgadas e vendidas antes de gastar com protótipos.
Sem contar a redução nos prazos de entrega. Toda a dinâmica do setor de joias é extremamente beneficiada.
E a arte manual?
Você pode perguntar: Amanda, e a arte manual? onde fica o valor do artesão?
Esse é um conceito que pode impedir que muitos joalheiros, designers, autores de joias e ourives, utilizem a modelagem e impressão 3D de joias.
Porém, a arte nunca deixará de estar lá. A modelagem 3D vai sempre ser criada de uma ideia ou conceito do autor de joias ou do designer.
O toque manual sempre estará no acabamento, o cuidado do ourives em lixar, polir…do cravador em cravar ou mesmo verificar pré-cravações.
Mesmo com a ajuda das tecnologias, joias serão sempre criadas e produzidas por artistas. Eles estarão sempre presentes nos processos. Sem contar a combinação de técnicas manuais com a tecnologia.
Essa é minha opinião, o que vejo no meu dia a dia: joias maravilhosas, ideias incríveis, peças exclusivas para momentos e pessoas, sendo feitas com a ajuda das tecnologias 3D.
Boa matéria . Mostra o processo que é irreversível na indústria de jóias para produção em larga escala ou peças únicas . A parte da arte do ourives quanto a a acabamento isso também pode ser feito com equipamentos modernos que permitem um bom resultado . Mas a arte mesmo o toque pessoal nos detalhes nenhuma máquina pode substituir , exemplo uma imagem feita em uma excelente impressora pode ser linda e ser replicada milhões de vezes mas nunca será como um quadro de um grande artista que representa um momento único. As jóias servem para simbolizar estes momentos. Sou um Ourives aposentado da profissão atualmente estou na engenharia e posso deixar uma opinião de quem aprecia a arte e a tecnologia
Olá, André! Primeiramente, obrigada pelo comentário! Sim, também concordo que o trabalho do ourives é uma arte e como, comentei no final do post mesmo com a ajuda das tecnologias, joias serão sempre criadas e produzidas por artistas. Abraço, Amanda
Eu como joalheiro não tenho a mesma opinião “que a impressão 3D veio revolucionar a joalharia” mas sim destruir a essência de uma jóia, e iludir alguns que por desenharem num PC já pensão que sabem fazer uma jóia!
E proponho que me deixem aqui a definição de Jóia?
Ou seja, o que diferencia uma jóia de qualquer outro acessório de moda?
Um bom joalheiro utilizando as mais modernas tecnologias que hoje em dia temos à nossa disposição podemos perfeitamente desfazer o argumento da rapidez! Um projecto 3D tem varias fazes e dependendo da sua complexidade o tempo de cada uma varia e no final tem sempre que passar pela mão humana que vai influenciar a perfeição das máquinas, conjugar todos estes factores com as mãos e o saber de um bom joalheiro é o melhor.
Ter um joalheiro que domine as técnicas manuais e as novas tecnologias ficamos próximo da perfeição!
Que é o que um mestre joalheiro procura quando executa as suas jóias!
Um grande abraço aos verdadeiros joalheiros.
Para os outro ponho sempre a disposição o meu atelier, para lhes passar a minha experiência e o meu saber!
Obrigados.
Olá, Agostinho! Primeiramente obrigada pelo seu comentário! Sei que este assunto é bem polêmico e respeito totalmente sua opinião. Como comentei no post e com nosso colega André (que fez o comentário acima) também concordo que o trabalho do ourives é uma arte e mesmo com a ajuda das tecnologias as joias serão sempre criadas e produzidas por artistas. O legal de tudo isso é realmente aliar as duas coisas, tecnologia e arte, inclusive manual. Mesmo utilizando as impressoras a joia vai sempre depender das mãos habilidosas dos ourives no acabamento e das ideias criativas dos designers. Um software 3D ou uma impressora 3D não fazem tudo sozinhos, como você mesmo disse. O que venho propor é abrirmos a cabeça para o novo, a mudança, os novos olhares e os benefícios das tecnologias, acredito muito que isso é importante em todos os tipos de trabalhos e negócios. Tenho vários alunos que são ourives, mestres joalheiros com muitos anos de trabalho e que estão se beneficiando do desenho e impressão 3D. A ideia não é competir e, sim, agregar e beneficiar. Abraço, Amanda