Quer comprar uma impressora 3D para joias? Saiba que existem 6 coisas que você precisa saber antes de escolher a sua.
Velocidade / Tempo de impressão – este é o assunto do terceiro post da série “6 coisas que você precisa saber antes comprar uma impressora 3D de joias.
No primeiro post, falei sobre as tecnologias de impressão 3D e, no segundo, sobre resolução. Se você já leu, vem comigo.
Mas, se você chegou aqui agora e quer ir direto a outro post da série, basta clicar no link dos tópicos abaixo:
O que saber antes de comprar uma Impressora 3D para Joias
3 - Velocidade de Impressão das Impressoras 3D para Joias
Nos posts anteriores vimos que as SLAs são muito semelhantes, porém, podem produzir resultados bem diferentes. Isso acontece na resolução e, também, na velocidade e tempo de impressão.
O primeiro ponto importante a considerar é que, quando falamos sobre impressão de joias, na maior parte dos casos, a velocidade não é o item mais importante a ser considerado. A resolução e o detalhamento são mais relevantes.
O segundo ponto a ser considerado é que, já que há variação de design de uma peça para outra, além de tamanhos e detalhes, quantidade de suportes, entre outros fatores, fica impossível medir a velocidade, em termos de altura, numa impressora SLA baseada em laser.
Além disso, uma comparação entre SLA, DLP e MSLA só seria possível imprimindo quantidades e peças iguais, em todas elas. E, ainda, com margens de erro, pois há outros fatores que podem influenciar, como a resina, por exemplo.
Portanto, assim como na resolução, vamos avaliar as velocidades observando apenas as particularidades gerais dos processos de cada uma.
Velocidade de Impressão DLP e MSLA
Como nas impressoras DLP e MSLA a camada inteira é exposta de uma só vez, as duas podem alcançar tempos de impressão significativamente mais rápidos do que o SLA de laser.
Esse aumento de velocidade é mais perceptível com modelos de peças que permitem exposição contínua à luz e em impressões grandes e totalmente densas, em que a impressão enche a maior parte da plataforma.
Embora sejam mais rápidas, imprimir utilizando a área total gera compensações na resolução e no acabamento da superfície.
E, isso ocorre tanto com peças grandes, como com conjuntos de várias peças menores e com detalhes finos.
Pequenas imprecisões também podem ocorrer e podem afetar a resistência estrutural e a suavidade da superfície da impressão.
Embora as impressoras DLP e MSLA utilizem processos parecidos, também há variações nos tempos de impressão entre elas.
DLP
MSLA / LCD
Velocidade de Impressão SLA
As velocidades de impressão da SLA baseada em laser tendem a ser similares às das impressoras estilo FDM (extrusão de material), ou seja, são mais lentas que as DLP e MSLA.
Nas impressoras SLA, o laser é focalizado usando um conjunto de lentes e, depois, refletido de dois espelhos de varredura motorizados (galvanômetro).
O espelho de varredura direciona o feixe de laser preciso no reservatório de resina para curar a camada.
Portanto, quanto mais longo for o traçado do laser, maior será o tempo de impressão.
Normalmente, o tamanho do ponto de laser é fixo. E, ajustar o tamanho do ponto de laser menor fará com que a velocidade de impressão fique extremamente lenta.
Uma vantagem é que, como os lasers varrem um caminho contínuo, são menos propensos a exibir efeitos pixelização de superfície, ou seja, o pixel fica menos perceptível na peça final.
O que podemos concluir é que com uma impressora SLA Laser podemos ter compensada a desvantagem da menor velocidade por mais resolução e detalhamento.
Tendo, ainda, com uma resolução consistente em toda a área de construção.
Outro ponto interessante é que o resultado final em termos de acabamento da superfície da peça impressa. Nas SLAs Laser, as impressões não apresentam as linhas dos voxels.
SLA
Tempo de Impressão SLA vs DLP e MSLA
Para termos uma ideia do tempo de impressão vamos utilizar, como exemplo, um anel com cravação.
Uma DLP, como a B9 Core, que é uma das mais velozes do mercado, pode imprimir uma bandeja com 8 anéis iguais ao da foto em 1 hora, utilizando a resolução de 90 mícrons.
Caso a resolução escolhida for a de 30 mícrons, a mais alta desta impressora, o tempo seria de 2h e 15 minutos.
Velocidade e Tempo das Impressoras 3D para Joias - Conclusão
Com esses 3 posts já observamos que avaliar as especificações técnicas desse tipo de impressora 3D não é a melhor maneira de saber o resultado final das peças produzidas.
Um dica que ajuda muito é solicitar uma peça de amostra, talvez uma peça criada por você mesmo, com as características gerais das peças que você pretende produzir.
Dessa forma você pode fazer perguntas mais específicas como tempo de impressão, tipo de resina usada, espessuras de camadas e detalhamento. Além disso, poderá avaliar visualmente o nível de acabamento da superfície.
Pode ser que alguns fabricantes não estejam dispostos à fornecer esse tipo de amostra, mas vale a pena perguntar, não é? Também é uma forma de avaliar o serviço e o suporte.
Fica claro, também, que a qualidade das peças que compõem a impressora interfere de forma determinante na qualidade final da impressão.
Está gostando desses posts? Comente aqui. E, se essas informações foram úteis pra você compartilhe com seus amigos.
Clique aqui para ler o quarto tópico: Resinas para impressoras 3D de joias.
This Post Has 2 Comments
Gostei muito ! Eu fiz o curso de RINOCEROS por 2 meses , só não tenho a impressora mas amo muito esses projetos
Obrigada, Márcio! O legal é que você não precisa comprar a impressora. Hoje, tem várias empresas que prestam o serviço de impressão 3D de joias e os preços estão cada vez mais acessíveis.