Muito se fala em desenho de joias 3D depois que as impressoras 3D apareceram. Isso acontece porque para imprimir uma joia em 3D é preciso ter um arquivo 3D, ou seja, um desenho 3D.
O desenho 3D pode ser entendido de duas maneiras: um desenho manual que simula uma visão 3D ou pode ser um desenho gerado em um software 3D.
Os desenhos de joias 3D manuais são verdadeiras obras de arte e dependem muito do conhecimento do desenhista tanto de técnicas de texturas, luz e sombra quanto de outros “macetes”. O resultado final é puro realismo.
Desenho de Joias 3D - MANUAL
Desenho de Joias 3D - SOFTWARE
Desenho e Design de Joias Manual
Durante muito tempo a única forma de representação gráfica de uma ideia, invenção ou projeto era o desenho manual. Por meio dele, cada detalhe podia ser registrado, definido e representado.
Conforme as ideias e projetos ficavam mais complexos, esses desenhos evoluíram e deram origem ao desenho técnico, que se diferenciou do desenho artístico.
O setor joalheiro usou e, ainda usa, o desenho técnico ou mesmo o artístico, para informar e detalhar cada projeto de joia, desde a produção da matriz até a produção.
Dessa forma, o ourives, modelista de cera ou qualquer profissional do ramo joalheiro consegue ser fiel à ideia inicial.
Esses desenhos, sejam técnicos ou artísticos, requerem habilidade, conhecimento e experiência do desenhista.
Esses desenhos são elaborados em 2D e a representação do volume é feita pela perspectiva.
Isso impossibilita muitas pessoas, que não tem habilidade no desenho, de expressar suas excelentes ideias e criações.
Mas isso começou a mudar quando surgiram os primeiros computadores e os primeiros softwares CAD (Computer-Aided Design – Desenho auxiliado por computador) e, em seguida, os CAD 3D.
Desenho e Design de Joias em Software 3D
Na joalheria, a utilização de um software 3D como o Rhinoceros, por exemplo, permite que o usuário aplique seu processo de criação, que vai além de modelar a joia. Ele pode usar o software 3D de joias em todas as fases do processo de criação (veja como nesse post).
Dessa forma, consegue realizar a experimentação de materiais, formas, medidas e e todos os conceitos do design que deseja.
Para ficar mais claro, vou enumerar aqui as vantagens e como podemos usar a modelagem 3D na criação de joias, semijoias e bijuterias.
Porque usar um programa 3D para joias
1 - Independência no processo de criação da joia
Não precisa saber desenhar e não precisa depender de outra pessoa para colocar suas ideias no papel. Você cria a joia usando as ferramentas disponíveis no software 3D. Essa tecnologia democratizou, não só a criação, mas também o processo produtivo de joias. Hoje, ninguém mais tem dependência do desenhista.
2 - Economia de tempo e dinheiro
O processo de modelagem 3D de uma joia é muito mais rápido quando comparado ao processo de desenho manual.
Não precisa produzir nenhum protótipo físico para conseguir visualizar a joia em qualquer ângulo.
No próprio software consegue visualizar a peça inteira e, ainda consegue, aplicar materiais como gemas e metais. Simulando uma situação real.
3 - Processo Criativo e Produtivo Rápido e Dinâmico
Você pode salvar a modelagem em partes e usá-las, posteriormente, em outros projetos ou outras joias. Isso permite a criação de uma biblioteca de modelagens de joias, entremeios, fechos e materiais.ro.
4 - Pode testar, modificar e corrigir a joia antes de produzir
É possível fazer modificações em qualquer modelagem de joia, alterações rápidas e precisas. Antes da produção pode ajustar medidas, personalizar peças, corrigir erros, incluir ou excluir partes, enfim, pode testar inúmeras possibilidades.
5 - Conexão total com os processos de prototipagem de joias e produção
O processo de modelagem 3D da joia é totalmente integrado ao processo de prototipagem e produção com CNCs e Impressoras 3D.
Basta gerar um arquivo .stl da joia modelada. Deste arquivo podemos obter uma peça em cera para fundir direto, uma peça em resina calcinável também para fundição ou uma peça de resina para molde de borracha ou silicone.
Você pode emitir, também, um desenho técnico com todas as informações necessárias para produzir de forma manual na bancada.
6 - Pode vender antes de produzir
A representação gráfica da joia é feita através do processo de renderização.
Renderização significa gerar uma imagem simulando uma condição real, parecida com uma foto, usando os recursos do Rhinoceros ou outro software renderizador.
Essa imagem pode ser feita para muitos tipos de divulgação, avaliação do cliente ou análise de diferentes materiais.
Enfim, as pessoas e profissionais que utilizam essa tecnologia conseguem ser mais rápidos e precisos, com economia de tempo e dinheiro.
Se essas informações foram úteis pra você compartilhe com seus amigos.