Sabia que as joias impressas em 3D precisam de um tratamento final? Aqui, na série “6 coisas que você precisa saber antes de comprar uma impressora 3D de joias”, você vai saber como isso funciona.
Antes de começar, se você chegou aqui por uma pesquisa e quer saber todos os detalhes das impressoras 3D usadas na joalheria basta seguir os links abaixo e ler a série toda.
Agora, se o assunto que te interessa é a pós-impressão, vem comigo neste post.
O que saber antes de comprar uma Impressora 3D para Joias
5 - Pós-impressão das joias impressas em 3D
Limpeza com álcool isopropílico
Como as resinas utilizadas nas impressoras SLA são líquidas e a peça é mergulhada no tanque para as impressões das camadas, sempre ficam resíduos. Portanto, a peça precisa ser lavada, normalmente em álcool isopropílico.
A solução de limpeza e o tempo de imersão variam entre as marcas de impressora e tipos de resina. É aconselhável seguir sempre as instruções do fabricante.
Cura final após a impressão
Após a limpeza, para a maioria das resinas, é necessário expor as peças à luz UV para uma pós-cura. Porque é assim que elas atingem as propriedades máximas, melhorando o desempenho e a resistência.
Existem diversos tipos de recursos de pós-cura que vão desde a exposição à luz solar até a utilização de câmaras ou “fornos” de luz UV.
Como comentei, nem todas as resinas necessitam deste processo. Porém, a joia impressa em 3D com uma resina calcinável e pós-curada, por exemplo, proporciona menor quantidade de resíduo na fundição.
Remoção de suportes da joia impressa em 3D
Já vimos que para imprimir joias em 3D é necessário aplicar suportes na peça. Esse procedimento garante o apoio das estruturas impressas.
Além disso, para obter o máximo de resultado nas impressões com detalhes bem finos, é necessário a inclusão destes suportes nos locais corretos e orientar a peça no melhor ângulo.
Após a cura, esses suportes precisam ser removidos. Dependendo do tipo de resina podem ser cortados, serrados ou, simplesmente, quebrados.
Como os suportes deixam marcas e superfícies irregulares, após a retirada faz-se um acabamento final, normalmente, com lixas.
É possível utilizar o recurso de preenchimento se apresentar “furos” indesejados. Importante avaliar a modelagem antes da impressão.
Pós-impressão de joias 3D - Conclusão
Apesar de necessária, a pós-impressão de joias 3D não é uma tarefa que dispende muito tempo e investimento. A maioria das complicações podem ser evitadas na etapa da modelagem e da colocação dos suportes.
Algumas marcas de impressoras 3D para joias vendem, junto ou separadamente, tanques de limpeza e câmaras UV para a pós-cura.
Leia aqui o sexto e último tópico: Preço das impressoras 3D de joias.
Faça seu comentário! Me ajude a entender quais são suas dificuldades e o que você espera para o seu negócio de joias!